quarta-feira, 21 de julho de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

O que é economia solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente.

Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem, pode ser definida como o conjunto de atividades de produção, distribuição, consumo e crédito, realizados pela produção rural e/ou urbana para gerar trabalho e renda.

É a economia baseada no trabalho coletivo, no associativismo, na cooperação, na autogestão e nas diversas formas de compartilhar, buscando o benefício social e também o cuidado com o meio ambiente.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

É denominada de Economia Solidária porque por meio destas práticas as pessoas passam a cultivar e a desenvolver, em diversos graus, o valor da solidariedade nas relações sociais.

Expressões da ECOSOL:

Nos últimos anos, têm-se multiplicado as iniciativas individuais ou coletivas empenhadas na criação de atividades econômicas como uma das formas de luta pela vida.

Essas atividades vieram somar-se a diversas outras que se definem pela resistência a um modelo econômico excludente promotor de riqueza para poucos e de pobreza para muitos. Essas atividades, em seu conjunto, passam a sustentar uma economia dos setores populares.

O movimento da Economia Solidária tem crescido de maneira muito rápida, não apenas no Brasil, mas também em diversos outros países. Mesmo que de modo disperso e fragmentado, essa economia envolve uma quantidade considerável de produtos, serviços, trocas e comercialização.

Essa nova forma de produção e consumo tem como meta privilegiar o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente.

Economia Solidária é uma alternativa de trabalho muito antiga, porém também muito recente. Existe muita gente que vive da economia solidária e nem sabe disso. São pessoas que trabalham juntas, umas ajudando as outras, pensando e construindo o bem de todos.

Como se identificam os empreendimentos de economia popular?

Trata-se do trabalho de um grupo seja familiar ou não, que desenvolve e vende produtos através de um pequeno empreendimento informal ou formal (registrado ou não), que, em muitos casos, funciona nos fundos ou numa peça da casa de moradia.
Ex. pode-se citar a avó, a mãe e a filha que, diariamente, de manhã, fazem sanduíches, empadas e cocadas, que a mãe e a filha, à tarde, vendem nas ruas da cidade, ou, ainda, a família de agricultores que plantam a matéria-prima, produzem vassouras de palha e as vendem no comércio local;

São atividades que, através de uma micro ou pequena empresa, mantêm funcionando ou uma pequena fábrica, um estabelecimento comercial ou uma empresa de prestação de serviços baseados na mão-de-obra e no apoio entre os integrantes do seu grupo familiar.

Apesar da importância do grupo familiar, essas atividades podem, de forma temporária ou permanente, oportunizar um emprego para uma ou outra pessoa que não integra o grupo familiar (como exemplo, pode-se citar o minimercado de um bairro ou vila).