quarta-feira, 21 de julho de 2010

TERCEIRO SETOR: UMA REALIDADE AUTO-SUSTENTÁVEL

Marília Leonarda Cavalcante Gomes
Administradora pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

RESUMO

O Terceiro Setor nos últimos anos vem apresentando-se fortificado e consolidado, resultado de uma auto-sustentabilidade que vem ocorrendo nesse setor. A auto-sustentabilidade citada nesse artigo não é somente referente as questões financeiras, mas é principalmente focada nas questões organizacionais e de gestão das instituições do terceiro setor, na seriedade, clareza e nobreza das causas e lutas defendidadas pela instituição.

Palavras-Chaves: Terceiro Setor, auto-sustentável, gestão organizacional.

AUTO-SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é a condição de se manter, e auto-sustentabilidade é a condição de se auto manter, de prosseguir e conservar com a sua própria existência. Entende-se como a referência à suporte, à segurança, à sustentável, e pode estar relacionada as questões financeiras, materiais ou morais. A falta de sustentabilidade causa o desequilíbrio ou morte.

A auto-sustentabilidade administrativa organizacional nas instituições do terceiro setor, é o resultado de ações e atividade administrativas e de gestão bem articuladas, oriundas de um projeto institucional, que tem como meta uma política adminstrativa de excelência, que analise o pluridimensional, desde a identidade institucional, a razão de ser da instituição, bem como suas causas, seus stakeholders, seus beneficiários e colaboradores, focando sempre na promoção humana.


A auto-sustentabilidade do Terceiro Setor não é um fenômeno voluntário, nem tecnicista, nem isolado, é fruto de um contexto de trabalho de pessoas que buscam uma causa, que possuem importância no desenvolvimento social local ou regional, e das relações administrativas institucionais com o meio em que está inserida, como os governos e suas políticas públicas, possuindo uma visão estratégica de futuro, que promova suas ações, sua comunicação, seus recursos humanos e principalmente sua gestão estratégica.


FATORES CONDICIONANTES PARA A SUSTENTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR.

Como foi citado, a auto-sustentabilidade no Terceiro Setor não é algo voluntário, e sim é resultado. Pode-se identificar como fatores condicionantes para a auto-sustentabilidade:

Nobreza da causa: Devido ao respeito pelas causas nobres que estão ligadas à dignidade e ao respeito da pessoa humana, que são na maioria das vezes os focos do terceiro setor

Significatividade social: É a razão de ser, a missão, os valores, a importância social, os benefícios já realizados, a Responsabilidade Social que a ONG realiza.

Capacidade de busca: A busca por soluções, a captação de recursos e realização de projetos de desenvolvimento, o profetismo, ou visão de futuro, para enxergar problemas que ainda estão por vir e já encontrar soluções para os mesmos.

Visão estratégica: Saber pensar e agir estrategicamente e de maneira sustentável

Recursos Humanos: Saber motivar, respeitar, trabalhar em equipe, possuir um setor de RH de qualidade é de fundamental importância para manter uma equipe realizada

O projeto institucional: Possuir um projeto institucional que desempenhe de forma clara os valores e missões, que identifique o foco, o público, as atividades e que favoreça identidade institucional.

Infra-estrutura física e técnica: Possuir equipamentos que auxiliem no trabalho, como computadores, telefones, carros, sede própria bem localizada, toda a documentação legalizada, isso favorece a credibilidade e dá liberdade nas atividades

Comunicação com a sociedade: Realizar comunicação é fundamental para estreitar os laços, dar credibilidade e mostrar presença. Participar de feiras, eventos, ações culturais são atividades importantes para um boa comunicação externa.

Oferta de serviços e produtos: A finalidade principal das ONG's não é lucratividade, mas captar recursos de fontes próprias é interessante para a sustentabilidade financeira, realizar capacitações, consultorias, treinamentos, palestras é uma fonte justa e honesta de captação de recursos próprios, pois favorece o desenvolvimento e envolvimento com as causas

Fonte: Adaptado de Ribeiro (2003, p. 11)


CONCLUSÃO

A auto-sustentabilidade no terceiro setor já é uma realidade, as ONG's estão se encontrando em um mundo competitivo, a captação de recursos, o encontro de profissionais qualificados, dedicados e que se identifiquem com as causas torna o terceiro setor um meio competitivo e acirrado, e a auto-sustentabilidade nesse momento é praticamente um meio de sobrevivência.


BIBLIOGRAFIA

RIBEIRO, A. de Assis, A auto-sustentabilidade do terceiro setor. Seminário sobre SUSTENTABILIDADE e TERCEIRO SETOR, UNAMA (Universidade da Amazônia), Belém-PA, Outubro 2003; Debate sobre o tema Sustentabilidade e parceria - Cursos de pós-graduação em Gestão do Terceiro Setor, UNAMA, Setembro 2003. Belém-PA; IV Assembléia Nacional da Associação Damas Salesianas, Araxá-MG, 9-11/07/2004.