quarta-feira, 21 de julho de 2010

ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS: UMA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Marília Leonarda Cavalcante Gomes
Administradora pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

RESUMO

A elaboração de projetos é o primeiro passao para a capção de recurusos para financias as atividades ocorridas no terceiro setor, saber identificar cada item é fundamental para o sucesso da comtemplação do projeto e realização do desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chaves: Elaboração de Projetos.

CONCEITO

"Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados." (APREMAVI, 1999 apud ONU, 1984)

Um projeto nasce como resposta a um problema real, como uma solução. Projeto é a projeção em papel de tudo que é necessário para a realização das atividades que são feitas em conjunto e que buscam uma finalidade, uma meta. No projeto estão descrimidados os objetivos, os meios, os recursos, os resultados esperados, enfim todas as etapas, metodologias, o que se pretende alcançar...

O projeto bem formulado e elaborado reflete seu nível e qualidade, transmite credibilidade e confiança na equipe que realizará o projeto proposto.

Os projetos pode quanto à sua natureza; de pesquisa, científico ou tecnológico. Quanto à sua extensão: de assessorias, consultorias, treinamentos, cursos, projetos culturais, palestras, etc. Quanto ao seu ensino; de interesse interno ou externo. Quanto à sua administração; de manutenção e de expansão

Para a elaboração do projeto ser completa, é interessante que ela siga um roteiro, que é importante para que nenhuma ação indispensável para a execução do projeto seja esquecida, ou passe desapercebida pelo financiador.
 
A formulação de um projeto deve quase orgânica, de forma que uma etapa complete a seguinte.

A baixo alguns itens essenciais para uma boa elaboração de projeto.

Identificação do projeto: contendo título, local de implementação, levando em consideração que é importante o nome do projeto ser sujestivo, claro e que lembre ou indique o objetivo do mesmo.

Identificação do proponente/executor: contendo nome, endereço completo, forma jurídica, CGC, representante legal e ato que lhe atribui competência, área e tempo de atuação, coordenador do projeto e sua equipe e seu endereço. Idenfica também os parceiros do projeto. Também é importante contar um pouco do histórico do proponente, outros projetos realizados, número de beneficiário já favorecidos.

Caracterização do problema e Justificativa: Identificar o problema que motivou a elaboração do projeto e a sua justificativa por realiza-lo, são um dos principais ítens do corpo do projeto, pois estão neles o porquê, a razão de ser, a relevância do projeto. É importante ter objetividade, clareza e coerência .

Objetivos: Devem ser formulados como a solução do problema proposto na etapa anterior.

Geral: Corresponde ao produto final que se pretende atingir, identifica o que se quer alcançar durante a realização e após o termino, mostrando sustentabilidade do projeto.

Específicos: Correspondem as ações a serem realizadas para alcançar o objetivo geral.

Público-alvo: Qualificar e quantificar os beneficiários(as) que serão atendido com a execução do projeto

Metodologia e Plano de implementação: É o modo como o projeto será executado, as metodologias, formas e técnicas usadas para a realização do projeto, é importante que seja bem definida e clara, pois é a metodologia que garante aos avaliadores/financiadores, a certeza de que os objetivos do projeto tem condições reais de serem alcançados.

Metas: São os objetivos específicos quantificados e qualificados.

Recursos: Referente ao pessoal, financeiro, logísticos, físicos, temporais, comunicacionais, informativos, etc.

Cronograma: Identificação do tempo de cada etapa metodológica seqüenciada, bem como do tempo total do projeto.

Orçamento: É a identificação do recurso financeiro necessário para a realização do projeto, pode conter itens como material de consumo e expediente; custos administrativos; serviços de terceiros; diárias e hospedagem; material permanente; obras e instalações, pagamento dos profissionais envolvidos, compra de alguns materiais, etc.

Contrapartida: São as despesas que ficam sob responsabilidade da proponente, pode ser qualquer tipo de despesa contida no orçamento do projeto.

Revisão bibliográfica: É importante identificar referências bibliográficas que conceituem o problema, ou sirvam de base para a ação.

CONCLUSÃO

A elaboração de projeto, é um trabalho detalhado e de essencial importancia para a captação de recurso para projetos sociais. Um projeto bem detalhado e bem elaborado possui maior chance de se contemplado, e de ter seus objetivos alcançados.

BIBLIOGRAFIA

IACZINSKI SOBRINHO, António. Elaboração e execução de projetos. Florianópolis: UFSC/SEPLAN/COPROJ, [199_]. (Apostila de curso)
PROCHNOW, Míriam; SCHAFFER, Wigold B. Pequeno manual para elaboração de projetos. Rio do Sul: APREMAVI/AMAVI/FEEC, 1999. (Apostila de curso)