quinta-feira, 22 de julho de 2010

MARKETING ESTRATÉGICO

Um olhar diferente de estratégia

Para realizar ações de marketing que tenham bons resultados, precisa-se basear essas ações estrategicamente de acordo com o perfil da empresa, da marca e do posicionamento desejado. A seguir o conceito de alguns autores para estratégia.

“A estratégia pode ser vista como um conceito multidimensional que engloba todas as atividades críticas da firma, fornecendo a ela um senso de unidade, direção e propósito, assim como facilitar as mudanças necessárias induzidas pelo seu ambiente” (Hax e Majluf apud CEZARINO e CAMPOMAR, 2004 p. 1).

Já para Andrews e Christesen estratégia é “como a ideia unificadora que ligava as áreas funcionais de uma empresa e relacionava suas atividades com o ambiente externo” (apud MONTGOMERY e PORTER, 1998 p. XII).

De acordo com as definições apresentadas entende-se que estratégia são ações que fazem a empresa trilhar mais facilmente e rapidamente os caminhos para alcançar os objetivos e metas, levando em consideração os recursos, as ameaças, as oportunidades, os pontos fortes e fracos, minimizando os recursos financeiros e maximizando os resultados.

Marketing Estratégico

Sabe-se que o marketing abrange um vasto leque de definições, com base nos conceitos e definições nos textos acima. Conceitua-se Marketing Estratégico voltado para gestão da marca.

O Marketing Estratégico é uma ferramenta de fundamental importância para as ações de desenvolvimento, posicionamento da empresa, e gestão da marca. Busca desenvolver estratégias que integrem as ações da empresa com a necessidade dos clientes, além de nortear as ações de marketing, afim da obtenção de maior participação de mercado.

Segundo Lambin (1995, p.11) Marketing Estratégico é: [...] o processo adotado pela organização que tem como orientação o mercado e cujo objetivo consiste num rendimento econômico mais elevado do que o do mercado, através de uma política continua de criação de produtos e serviços que oferecem aos compradores um valor superior ao da concorrência. Lambin (1995, p.11)

Podemos dizer que a principal função do marketing estratégico é acompanhar o desenvolvimento do mercado alvo, identificar os variáveis mercados e segmentos atuais ou potenciais, visa orientar a empresa para oportunidades seja identificar ou até mesmo criar, buscando um sucesso potencial.

Para Lewis e Littler,  A essência do marketing estratégico é assegurar que as atividades de marketing da organização adaptem-se às mudanças ambientais externas e possuam os recursos de marketing para fazer isso efetivamente. (LEWIS; LITTLER, 2001, p.174)

Entende-se que o ambiente empresarial competitivo é muito dinâmico, as inovações são constantes e incontroláveis, é sob essa realidade que o marketing estratégico atual e as ações realizadas estrategicamente tem a finalidade de colocar a empresa sempre no seu foco, sempre que esse foco for fugir do percurso por causas das mudanças.

Assim, o ambiente do marketing parece ser influenciado tanto internamente quanto externamente, impactando sobre o desempenho empresarial quanto suas ações. Por isso as ações estratégicas devem ser adaptativas e flexíveis, respondendo as mudanças constantes ocorridas no ambiente, sempre buscando alcançar os objetivos da empresa.

Segundo Campomar, As decisões relativas ao marketing estratégico orientarão os gestores organizacionais no seu planejamento. Por isso, o termo planejamento estratégico significa planejar a estratégia, os meios para atingir os fins, os objetivos de uma empresa, considerando determinado ambiente. (CAMPOMAR, 2006, p. 3-6)

Kotler aborda que “para transformar a estratégia de marketing em programa de marketing, os administradores devem tomar decisões básicas sobre as despesas, compostos e alocação de marketing”. KOTLER (1998, p.97)

Carrier defende que “estratégias do marketing se diferem conforme a necessidade de uma organização dentro dos padrões ditados pelo processo de globalização”. (apud FONSECA e SILVA 2002, p. 94)

Entende-se que Marketing Estratégico são ações de marketing planejadas estrategicamente com a finalidade de alcançar de maneira mais eficaz as metas de marketing da empresa, conseguindo resultados concretos.