quarta-feira, 21 de julho de 2010

TÉCNICAS DE VENDAS.

COMO SURGIU O PROFISSIONAL DE VENDAS?

A origem das atividades de vendas surgiu provavelmente com os sumérios, povo que habitou a Mesopotâmia a 4.000 a.c., são reconhecidos como um dos primeiros indícios de civilização por:

  • Terem se fixado a terra, deixando a vida nômade.

  • Desenvolverem atividades pecuárias e a agrícolas.

  • Trabalharem metais formando armas e utensílios.

  • Desenvolverem a escrita.

A eles é sugerida a criação das vendas pelo fato deles entrarem em contato com outros povos para oferecem essas coisas que eles produziam a mais, em troca de outras mercadorias que não possuíam, pois apesar da iniciativa e criatividade do seu povo, a região em que viviam era muito árida e com poucos recursos.

O povo sumério fazia a venda ativa, concentrada nas necessidades dos clientes, e não a venda passiva, que ocorre quando os clientes vêm até nós.

E O MUNDO ATUAL?

Os mercados vivem em constante mudança, cada vez mais competitivos, interligados e exigentes.


  • Qualidade: As empresas de hoje buscam cada vez mais adotar padrões de qualidade, como as ISO 9000 (International Organization for Standartization) Organização Internacional de Normatização e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outras que tem como objetivo mostrar para o cliente que aquele produto tem qualidade.

  • Competitividade: O número de empresas vem aumentando a cada dia, consequentemente a competitividade.

  • Globalização: Hoje vivemos um mundo interligado e com globalização sem limites, praticamente não temos mais fronteiras. Antes quando se queria comprar algo feito nos Estados Unidos, tinha-se que ter muito dinheiro, pois teria que pegar um avião e ir comprar diretamente no exterior, hoje se pode comprar qualquer coisa pela internet. E nosso mercado está procurando ter cada vez mais um mix muito grande de produtos. Isso causa uma instabilidade em todo o mercado mundial, coisas que acontecem em outros países afetam também a nossa economia

Conceito mundial de cliente: hoje o cliente não é e não pode ser mais visto apenas como alguém que precisa de algo que as empresas produzem, mas como o verdadeiro único patrão de toda e qualquer empresa. Eles podem demitir e até fechar uma empresa, basta deixar de comprar dela.

O ATUAL PROFISSIONAL DE VENDAS

O papel do vendedor atual é mais abrangente do que em qualquer outra época da história da atividade, pois ele tem que ser reconhecido pelos seus clientes como alguém que se preocupa com ele e se preocupa em atender suas necessidades.


  • NOVAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO: O vendedor não pode mais se dar o luxo de achar que conhece tudo do ramo dele só por estar a muito tempo no mercado. Atualmente a busca do aprimoramento, inovação e aperfeiçoamento são super importante e essencial para se manter no mercado.

  • HABILIDADES: Saber comunicar-se com eficiência, negociar preço, forma de pagamento, saber apresentar o produto, suas características, suas funções, identificar funções variadas a um mesmo cliente, organização... São habilidades essenciais a um profissional de vendas.

  • AGILIDADE: Atender os clientes no momento em que eles precisam, ou seja, estar sempre pronto para uma encomenda e entrega inesperada.

  • MUDANÇA NA RELAÇÃO DE TRABALHO: Os clientes na maioria das vezes não são das empresas, mas sim do vendedor. Isso quer dizer que é o vendedor que mantém o cliente, então quanto melhor o cliente for atendido, mais fiel ele será.
O MERCADO ATUAL É ASSIM:


  • O Mercado é do cliente

  • Desconhecemos limites geográficos

  • Comunicação on line / espaço virtual (Internet)

  • Mudança no relacionamento com o cliente

  • Clientes identificados um a um

  • Marketing integrado à informática

  • O sucesso é a fidelização do cliente

  • O poder da informação é o diferencial competitivo

  • Opções múltiplas

  • Dinheiro eletrônico (cartão de crédito, cheques, boleto bancário...)

PERFIL DO PROFISSIONAL DE VENDAS:

Conhecimentos Básicos Administrativos:


  • Planejamento

  • Visão Sistêmica

  • Desenvolvimento Humano

  • Mercado de Atuação

  • Organização e Controle

  • Finanças

  • Ferramentas de Marketing
Características Pessoais:


  • Otimista

  • Comunicativo

  • Simpático

  • Ousado

  • Perseverante

  • Educado

  • Boa aparência

  • Honesto

  • Observador

  • Habilidade de relacionamento (saber se dar bem com as pessoas)

FUNÇÕES DO VENDEDOR

Temos como características 06 funções para o vendedor bem sucedido:


01-CAPACITAR-SE:


  • Estudar os clientes

  • Estudar os produto

  • Estudar o mercado

  • Exercitar a argumentação
02-PROPECTAR O MERCADO:


  • Pesquisar fontes

  • Visitar

  • Telefonar

  • Buscar
03- ABRIR OPORTUNIDADES:


  • Abordar

  • Demonstrar

  • Apresentar o produto

  • Envolver o cliente
04- DESENVOLVER RELAÇÕES:


  • Organizar-se

  • Acompanhar o cliente

  • Auxiliar o cliente

  • Apoiar o cliente
05- MANTER VÍNCULO:


  • Atualizar-se

  • Compreender problemas do cliente

  • Administrar relações

  • Oferecer novas soluções
06- FIDELIZAR CLIENTES:


  • Surpreender

  • Resolver problemas do cliente

  • Antecipar-se

  • Pensar com o cliente
Bibliografia
Apostila Técnicas de Vendas – SEBRAE
Palestra Vendas - de Expedito Matos
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Ed. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2000.
MIGUEL, Nicolau A. A venda pessoal . In: Gestão de Marketing. Equipe EAESP- FGV. São Paulo: Saraiva, 2001.
STONE & WOODCOK, Merlin, Neil, Marketing de relacionamento, São Paulo: Littera Mundi, 1998


Sites da internet:

http://www.sebraesp.com.br/faq/marketing/equipe_tecnicas_vendas/prospectar_clientes
www.abevd.org.br/downloads/premio_abevd_2grupo.pdf