quarta-feira, 21 de julho de 2010

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Conceito – O que é?

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor(a), seu perfil, suas origens, suas habilidades, seu sistema de atividades, seu universo de atuação, enfim o empreendedorismo estuda os empreendedores

Empreendedor (a) é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

“Empreendedoras são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivadas; assumem riscos para atingirem seus objetivos”. Meredith, Nelson e Nech
Características e Habilidades das Empreendedoras

Uma mulher empreendedora precisa ter características diferenciadas como originalidade, ter flexibilidade e facilidade nas negociações, tolerar erros, ter iniciativa, ser otimista, ter autoconfiança e ter intuição, ser visionária para empreendimentos futuros.

Uma empreendedora é uma administradora, necessita ter conhecimentos administrativos, ter uma política para o seu empreendimento, ser prudente e comprometida.

Vejamos algumas características de pessoas empreendedoras, observem com bastante atenção para que possam desenvolver essas características:


  • Aceita e assumi riscos – a empreendedora aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cautelosa e precavida contra o risco. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente;


  • Ambição – a empreendedora procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e uma empreendedora deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.

  • Aproveitar oportunidades - Tem que estar sempre atenta e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de empreendimento que o mercado oferece;

  • Autoconfiança – a empreendedora tem auto-confiança, acredita em si mesma. Se não acreditasse,seria difícil tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz a pessoa arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras,enfim, torna-o mais empreendedora.

  • Auto-motivação e entusiasmo –as empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.

  • Capacidade de trabalho em equipe – a empreendedora cria equipe, delega, acredita nos outros e obtém resultados por meio da sua equipe.

  • Conhecimentos técnicos do ramo – para ser uma empreendedora não basta possuir características empreendedoras; é preciso adquirir conhecimentos técnicos. Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de sucesso. Se você já tem experiência no setor, ótimo. Se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia...

  • Controle – a empreendedora acredita que a sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ela vê-se com capacidade para se controlar a si mesma e para influenciar o meio de tal modo que possa atingir os seus objetivos.

  • Criatividade – à medida que a concorrência se intensifica, a necessidade de criar novas coisas em novos mercados também aumenta. Já não é suficiente fazer a mesma coisa de maneira melhor. Pelo contrário, é preciso que a empreendedora vá mais longe, apostando na criatividade, para que o empreendimento possa evoluir com as mudanças.

  • Decisão e responsabilidade – a empreendedora não fica à espera que os outros decidam por ela. Ela toma decisões e aceita à responsabilidade que acarreta.

  • Determinação – a empreendedora deve definir metas e conseqüentemente tentar atingi-las, sempre com um espírito positivo, sem se deixar abater por algo que corra mal.

  • Eficiência – a empreendedora sempre faz, o melhor que sabe e que pode

  • Energia – é necessária uma dose de energia para se lançar em novos projetos que geralmente exigem intensos esforços iniciais. A empreendedora dispõe dessa reserva de energia,provavelmente proveniente de seu entusiasmo e motivação.

  • Flexibilidade – a empreendedora adapta-se às circunstâncias que a rodeiam, pois se algo corre diferente do planejado, ela não desisti, mas sim alterar seus planos de modo a atingir os seus objetivos.

  • Iniciativa – a empreendedora não fica à espera que os outros venham resolver o seu problema. A iniciativa é a capacidade daquela que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.

  • Liderança – a empreendedora tem a capacidade de planear um projeto e pô-lo em prática, liderando a equipe que trabalha com ela. Ela sabe definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas...

  • Otimista – a empreendedora é otimista, o que não quer dizer sonhadora ou iludida. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento. Nunca deixar de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque quem é bem informado conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.

  • Organizada - Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro;

  • Persistência – a empreendedora, por estar motivada, convicta, entusiasmada e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente

  • Sem medo do fracasso e da rejeição – a empreendedora fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentada pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não correr o risco de não acertar – ficam, então, paralisadas.

  • Ter talento - E certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples idéias em negócios efetivos;

  • Tomar decisões - Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informada, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente, e confiança em si mesma.

Caminhos para tornar-se Empreendedora

Esses são alguns caminhos na busca de tornar-se uma pessoa empreendedora:

Caminho 1 - Auto-conhecimento: Conhecer-se a si mesma

Caminho 2 - Perfil do empreendedor: Comparar as características do empreendedor e as suas.

Caminho 3 - Aumento da criatividade: Buscar gerar inovação e criatividade.

Caminho 4 -Processo visionário: Desenvolver uma visão e aprender a identificar oportunidades.

Caminho 5 -Rede de relações: Estabelecer relações que possam servir de suporte ao desenvolvimento e aprimoramento da idéia do negócio e sua sustentação.

Caminho 6 - Avaliar das condições antes de iniciar um plano: Pensar com cautela sobre a viabilidade do empreendimento.

Caminho 7 - Plano de empreendimento Saber planejar as metas, flexibilidade no plano, compromisso coletivo, aprender com a experiência.

Caminho 8 - Capacidade de negociar e apresentar uma idéia: Cooperação entre pessoas, parceiros ou instituições para alcançar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando.