quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRABALHO VOLUNTÁRIO: DEFINIÇÃO E MOTIVAÇÃO

Marília Leonarda Cavalcante Gomes
Administradora pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA



RESUMO

O trabalho voluntário ganha espaço nos dias de hoje, existem ações, instituições, equipes e grupos de pessoas que realizam esse trabalho. Identifaca-se nesse artigos as definições e as motivações para a realização deste trabalho.

Palavras-Chaves: Trabalho voluntário, motivação.

DEFINIÇÃO DO TRABALHO OU SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Para entender o que significa trabalho voluntário, faz-se necessário primeiro entender o que é Trabalhador obrigatório ou Empregado, segundo prof. Carlos Henrique Bezerra Leite, “É uma espécie de trabalhador subordinado que, com tal ânimo, de forma não eventual e mediante remuneração, coloca pessoalmente a sua força de trabalho à disposição de outra pessoa física ou jurídica, em decorrência de um contrato de trabalho”

Para a Associação Internacional de esforços Voluntários -International Association for Volunteer Efforts - IAVE: “Trata-se de um serviço comprometido com a sociedade e alicerçado na liberdade de escolha. O voluntário promove um mundo melhor e torna-se um valor para todas as sociedades”.

Segundo a ONU, a Organização das Nações Unidas: “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.”

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, define voluntário como: “ator social e agente de transformação, presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e seus conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto as necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como à s suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional”.

Diantes das definições, entende-se por trabalhador voluntário, a prestação de serviços de forma gratuita realizada por um ou vários cidadãos a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos com objetivo de favorecer, esclarecer, ajudar e garantir os direitos humanos aos seus semelhantes.

MOTIVAÇÕES PARA O TRABALHO OU SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Segundo Mônica Corullón, no artigo "O Trabalho Voluntário": “Uma das razões frequentemente apontadas para o engajamento em trabalhos voluntários é que nas atividades diárias não existem muitos desafios nem realizações, nem liberdade de ação suficiente, e nas empresas em geral não existe uma missão, apenas conveniência."

Os voluntários sentem-se realizados ao executarem o trabalho voluntário, sentem seu dever de cidadania praticado, vê-se realizando um ato de respeito e amor ao próximo. Sentem-se socialmente útil, praticando o bem, beneficando o outro e a si mesmo, e buscando junto com beneficiários o desenvolvimento que se almeja alcançar.

Os voluntários praticam esse trabalho como uma forma de exercer sua cidadania e garantir a defesa dos direitos humanos, eles não veêm esse trabalho apenas como uma forma de caridade ou filantropia, mas sim algo mais concreto de direito da humanidade.

CONCLUSÃO

O trabalho voluntário cresce entre os cidadãos, com foco de cidadania, defesa dos direitos humanos, realização pessoal com a sociedade e o meio em que vive, além do ato belo de amor pelos seus semelhantes. As práticas de trabalho voluntário são motivadas pelo bem estar causado pelo exercício do trabalho, bem como sua importância social.

BIBLIOGRAFIA

REIS, Jair Teixeira dos, Trabalho voluntário e os direitos humanos, Monografia apresentada ao Curso de Aperfeiçoamento de Direitos Humanos e Direitos dos Cidadãos promovido pela PUCMinas Virtual. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG) - 2001
CORULLÓN, Mônica, artigo O Trabalho Voluntário, elaborado para o Programa de promoção do Voluntariado do Conselho Comunidade Solidária, Publicado na Página de internet do Centro de Voluntariado de Santa Fé do Sul-SP.