quarta-feira, 21 de julho de 2010

PESQUISA DE CLIENTES

A pesquisa de clientes é a iniciativa que o empresário deve ter para:
  • aumentar as vendas;
  • substituir os clientes que serão perdidos com o passar do tempo.

Perguntas para determinar se um indivíduo é um cliente potencial qualificado:

  • O cliente potencial tem dinheiro para comprar?
  • O cliente potencial tem a autoridade para comprar?
  • O cliente potencial tem desejo de comprar?
  • Onde encontrar clientes potenciais? O empresário deve relacionar como ponto de partida as possíveis opções sobre onde encontrar clientes. 
Mecanismos de busca:

  • Palestras: clubes, igrejas, ONGs e similares;
  • Páginas Amarelas;
  • Cliente indicado - cadeia sem fim: após uma venda, o vendedor pede indicações ao cliente, de conhecidos que poderiam se interessar pelo produto;
  • Clientes órfãos: os vendedores mudam de emprego e deixam seus clientes como clientes potenciais para outros vendedores;
  • Clubes de vendas: organização de um grupo de vendedores em campos relacionados, mas não concorrentes, para encontros quinzenais de compartilhamento de indicações e de dicas de prospecção;
  • Listas de clientes potenciais: elaborar uma lista de quais seriam seus clientes potenciais, coletar informação e utilizá-la;
  • Torne-se um especialista: publique um artigo; convença um editor de que você é um perito em seu ramo. Você se torna um, e os clientes potenciais virão até você quando forem comprar;
  • Feiras e exposições: freqüentemente ocorrem, em mostras comerciais e outros tipos de agrupamentos de interesse especial, um centro de influência, que envolve o encontro de pessoas dispostas a cooperar, ajudando a encontrar clientes potenciais;
  • Mala direta: é um modo eficaz de contatar indivíduos e empresas;
  • Telefone e telemarketing: permite o contato de pessoa a pessoa e a interação entre o indicado e o visitante;
  • Observação: forma pela qual um vendedor pode encontrar clientes potenciais observando o que está acontecendo na área de vendas;
  • Trabalho em rede: fazer e utilizar contatos.
Diretrizes para a Pesquisa:

Há três critérios para o desenvolvimento dos melhores métodos de pesquisa.

  • Personalizar um método de pesquisa que se ajuste às necessidades de sua empresa;
  • Concentrar-se primeiro nos clientes de grande potencial;
  • Sempre visitar novamente os potenciais clientes que não compraram.

O Ciclo de Indicações:

Este tópico apresenta as maneiras pelas quais o empresário obtém indicações de potenciais clientes.

  • Venda paralela de indicações;
  • Vende o produto e pede ao cliente que forneça indicações;
  • O segredo é pedir corretamente;
  • Entrega de produto: identifique o exato momento em que o produto tem importância para o cliente.
Serviço e acompanhamento:
  • Oportunidades contínuas para manter contato com seu cliente;
  • Faça amigos na empresa do cliente potencial;
  • Trate profissionalmente a indicação.
Sem medo de prospectar:
  • A pré-abordagem: mencione o contato pessoal;
  • A apresentação: fortaleça a relação, explique o programa de trabalho;
  • Sempre leve adiante que você contou para a indicação: seja criativo;
  • A persistência compensa.
Os benefícios de marcar entrevista:
  • Assegura uma audiência com o comprador;
  • Acrescenta imagem profissional a um vendedor;
  • É um gesto de respeito a um cliente potencial.
Entrevista por telefone:
  • Planeje, ou escreva o que você dirá;
  • Identifique-se com clareza;
  • Vá direto ao ponto;
  • Dê apenas a informação suficiente para estimular o interesse;
  • Seja persistente;
  • Peça uma entrevista pessoal;
  • Expresse seu pedido de entrevista como uma pergunta.
Fazendo a entrevista pessoalmente:
  • Acredite em você;
  • Fale e porte-se como se esperasse conseguir;
  • Visite a pessoa certa no momento certo;
  • Não desperdice tempo esperando.
Como comunicar-se durante uma negociação?
  • Manter foco no cliente
  • Falar com clareza
  • Usar argumentação compatível
  • Dar explicações e orientações
  • Usar tom de voz adequado
  • Chamar pelo nome
  • Fazer anotações
  • Manter olhar abrangente
  • Ter postura ereta
  • Repassar os tópicos
  • Permanecer em silêncio
  • Prestar atenção as reações dos clientes

Pós-venda

É o ato de contatar o cliente certo tempo após a venda para saber de informações sobre o cliente e produto, tais:

  • Se a saída do produto foi boa
  • Se o estoque dele acabou ou se precisa de mais
  • Se foi bem aceito, ou seja, os clientes gostaram ou reclamaram

Qual a importância?

A maior importância da pós-venda é a de se manter perto do cliente, sendo lembrado para uma futura compra e mostrando preocupação com ele.

Bibliografia

Apostila Técnicas de Vendas – SEBRAE
Palestra Vendas - de Expedito Matos
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Ed. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2000.
MIGUEL, Nicolau A. A venda pessoal . In: Gestão de Marketing. Equipe EAESP- FGV. São Paulo: Saraiva, 2001.
STONE & WOODCOK, Merlin, Neil, Marketing de relacionamento, São Paulo: Littera Mundi, 1998

Sites da internet: